Conheça os 3 melhores destinos para admirar ao vivo uma aurora boreal

Conheça os 3 melhores destinos para admirar ao vivo uma aurora boreal

Já ouviu falar em aurora boreal? Talvez você não saiba, mas ela costuma atrair muitos turistas em busca de uma paisagem extraordinária que proporciona.

Considerado um dos fenômenos naturais mais bonitos, pode ser explicado como sendo um conjunto de pontos de luminosidade e faixas coloridas no céu que criam uma paisagem em movimento.

Estas luzes e faixas de cores ocorrem quando os ventos solares colidem com campos magnéticos da terra fazendo com que estes ventos se direcionem aos polos.

Essa ‘dança’, por assim dizer, é mais comum em países localizados no Polo Norte, sendo mais visíveis em pontos da América do Norte e na Europa.

Apesar de parecer algo muito fácil de se ver ao vivo, conseguir apreciar uma aurora boreal requer planejamento já que este fenômeno se manifesta em regiões mais frias.

Por conta desta característica é muito mais fácil acompanhar durante as estações mais frias do Polo Norte.

Para saber quando e qual é a melhor época é imprescindível que o viajante se programe bem e pesquise as regiões que costumam contar com a aurora boreal para que ele esteja por lá no momento exato que ela ocorrer.

É possível ver o céu colorido durante a noite ou no fim da tarde nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, quando a atividade solar é maior.

Iqaluit (Canadá)

Por ser uma cidade pequena e afastada das metrópoles canadenses, Iqaluit possui uma população menor e com menos poluição de luz, características que tornam ainda mais fácil visualizar a aurora boreal.

Igaluit recebe o fenômeno com mais frequência ao longo do outono e no começo da primavera, entre os meses de outubro e março.

Caso este seja o destino escolhido é bom saber que os parques Sylvia Grinnell Territorial Park e Katannilik Territorial Park permitem acampamentos. Além disso, podem facilitar a vista deste fenômeno, já que, à noite, tendem a ser mais escuros.

Uma dica bacana de hotel é o Frobisher Inn que conta com serviços de guia para visitação dos pontos de luz, além de mirantes para a apreciação da aurora boreal.

Povoado Abisko em Kiruna (Suécia)

Localizada na província da Lapônia, Kiruna é considerada um dos melhores pontos de observação das luzes na Suécia. Em especial na área do povoado Abisko, situado a 94 km da cidade.

Esta região tem menos incidência de nuvens no céu, o que passa a ser uma interferência a menos para que a aurora boreal apareça.

Próximo ao povoado está o Parque Nacional Abisko. Além de facilitar a vista deste fenômeno também conta com bosques, cascatas e fiordes que tornam a vista da aurora boreal ainda mais exuberante.

Para quem escolhe este como o destino para se acompanhar a aurora boreal a maior incidência é registrada entre os meses de setembro e março.

Rovaniemi (Finlândia)

O município de Rovaniemi é o mais buscado do país para conseguir ver as luzes e isso tem um motivo: ele acontece por incríveis 200 noites ao ano. Assim ficou mais fácil presenciar este fenômeno, não é mesmo?

Uma curiosidade de Rovaniemi é que este lugar também é conhecido como a cidade oficial do Papai Noel; o que pode render mais opções de passeios.

Entre os locais mais requisitados quando o assunto é hospedagem é o hotel Arctic Snow Hotel & Glass Igloos. O bacana é que os hospedes deste hotel podem curtir iglus de vidro, ideais para apreciar a aurora boreal dentro de suas acomodações.

A melhor época para se acompanhar este fenômeno é entre os meses de outubro a novembro e de fevereiro a março.